Dica para técnicos em bancada como conservar a ponta do ferro de solda limpa e firme

Dica Prática em Vídeo. A maneira correta de limpar e ponta do ferro de solda sem causar danos e deformações que podem forçar a compra antecipada de uma nova ponta ou ferro. Abandone a maldita esponja com água!


A antiga escola técnica em eletrônica nos ensinou como manusear um ferro de solda corretamente, e realizar um bom trabalho. Porém as técnicas sempre evoluem com o tempo e precisamos nos manter atualizados!

Quebrando paradigmas, e até contradizendo alguns técnicos, eu coloco em pauta exatamente a forma na qual é incentivado a limpeza das pontas do ferro de solda! Não se pode mais usar as esponjas molhadas como fazíamos antigamente. O que é recomendado está no vídeo abaixo (Sem Gastar Nada, dinheiro algum)

A Explicação para os céticos de plantão está bem abaixo do vídeo. Não há como argumentar, o que se está fazendo errado pode-se aprender a fazer o certo!

Veja no vídeo a maneira correta de limpar sua ponta, sem comprar nada ou gastar dinheiro!



O ferro de solda é uma ferramenta fundamental para qualquer técnico ou engenheiro eletrônico/elétrico que trabalhe em bancada ou em campo. Todos na escola técnica foram instruídos sobre a maneira certa de usar e manusear o ferro. Porém o mais importante são os cuidados que devemos ter na conservação e limpeza de nossas ferramentas.

O ferro de solda trabalha com solda de estanho ( atuais livre de chumbo as antigas tem uma % de chumbo), mas o que muitos não sabem é que existem na solda fluxo e outras impurezas que acabam contaminando a ponta pela alta temperatura acima de 300°C ( devido a oxidação).


Muitos usam aquela bendita esponja embebida com água para limpar a ponta dos seus ferros, assim como fomos instruídos a vida toda. Mas saiba que isso é uma maneira prejudicial para a vida útil da sua ferramenta.


Com o tempo sua ponta vai acabará entortando e até quebrando de vez, o que será fatal para a durabilidade e utilização do ferro da solda!

Essa mania de limpar a ponta na esponja úmida é antiga, e ninguém parou para pensar o motivo de enfiar uma ponta quente (acima de 300°C) num material molhado? 

O frágil metal usado na ponta (cobre ou ferro) com o tempo vai se deformando devido ao choque térmico constante, e como resultado tu deverá trocar a ponta do ferro com mais frequência do que deveria! Isso até parece uma forma das empresas fabricantes de ferro de forçar a venda de acessórios ou até mesmo de novos ferros, mas culpa é nossa mesmo.

Se tudo evolui, também precisamos sair dos meios tradicionais, e não há mais necessidade de se usar a bendita esponja úmida (que pode até derramar ou molhar a bancada).


Muitos vendem por ai uma "esponja de aço" mais inteligente e totalmente seca, o contato com o metal faz a solda suja se desgrudar da ponta e limpa ao mesmo tempo. Com o metal tratado de forma especial essa esponja não gruda ou cola na ponta, mas custa dinheiro.

No vídeo ensinamos como limpar sua ponta sem gastar nenhum dinheiro, usando apenas materiais que já existem em sua bancada.

Uma faca antiga, uma ponta de estilete velha tudo isso servirá para limpar sua ponta sem causar deformações ou danos.


É importante ao desligar o ferro e deixar esfriar um pouco ( cerca de 250°C) fazer o estanhamento final da ponta, isso garante uma camada protetora na ponta que evitará sua oxidação e facilitará a próxima utilização do ferro deixando a ponta sempre limpa.

Usar sempre fluxo também garantirá uma melhor soldagem principalmente de fios e cabos. 

Fazendo estas dicas, o ferro de solda sempre estará limpo e pronto para uso, além de realizar soldas perfeitas e sólidas (sem solda fria ou impurezas que podem quebrar a solda com o tempo).

Como se diz, na vida tudo é aprendizado, e não há nada melhor para aprender do que praticando.

JMJG
Eng.Eletrônico de Bancada

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.