Comparação entre Processadores I5 X I3 de diferentes gerações seu Guia de Compra de Processadores atualizado

I5-750 X I3-3240 resultados surpreendentes.Vale a pena investir num processador mais moderno?


Nossa empresa possui gerações de máquinas com o mesmo sistema operacional, porém com processadores diferentes e ficamos curiosos em saber, qual delas teria um melhor desempenho? É como ter um carro com motor 1.3 16V e 1.6 8V, qual deles é melhor?

A dúvida que paira na cabeça de muitos usuários de computador é semelhante: Vale a pena investir no "upgrade" de um processador mais moderno?

A resposta vai depender de muitos fatores. Cada um deles poderá pesar diretamente na decisão de investir ou não num upgrade. Alguns fatores são:
  1. Tipo de Aplicação Desejada (rodar jogos, edição de vídeo, jogos simples, atividades rotineiras de escritório,etc)
  2. Tipo de Placa mãe Desejada ( soquete do processador, quantidade de memória RAM, recursos, etc)
  3. Memória RAM e velocidade do barramento
  4. Sistema Operacional usado
Para a nossa comparação não ficar "injusta" foi usado o mesmo sistema operacional nas máquinas testadas, e o tipo de aplicação também foi exatamente o mesmo. Somente a quantidade de memória RAM e a placa mãe foram diferentes.

Calma, a placa mãe em sí não é tão decisiva em nossos testes, pois os recursos das duas placas não afetam diretamente no desempenho do aplicativo rodado. Curiosamente a memória RAM em quantidade (tamanho de Gb) também pode não ser tão decisivo, já que o aplicativo usou exatamente a mesma quantidade de memória RAM nas duas máquinas. A diferença entre as memórias RAM's eram apenas da velocidade do barramento (1066 X 1333 Mhz).

Os fabricantes de processadores são testados e comparados sistematicamente, mas não adianta comparar somente fabricantes. Cada um tem sua preferência entre Intel X AMD este é um campo meio complexo, não iremos comparar fabricantes aqui, mas apenas os produtos em sí, e de um mesmo fabricante para saber se uma suposta "nova geração" realmente apresenta benefícios suficientes que justifiquem sua aquisição.


Nossos Oponentes:


De um lado o I5-750 da Primeira geração. Um processador Quad-Core com muitas tecnologias agregadas. Sua tecnologia de fabricação é de 32nm.

Segue abaixo o quadro técnico do I5-750 para que vocês possam ter uma ideia das características técnicas.


Este processador tem um clock mínimo de 2,66GHz e devido a tecnologia "turbo boost" pode chegar automaticamente até 3,2Ghz quando exigido. Controla memórias de até 1333Mhz (testamos com 1066Mhz) e apresenta 4 Cores sendo visto no sistema operacional com 4 Theads (são 4 processadores disponíveis)





Do outro o I3-3240 (Ivy Brigde) de Terceira Geração. É um processador Dual Core com tecnologia de fabricação de 22nm (muito menor do que 32nm).

A ficha técnica resumida é:


Este processador não possui "turbo boost" opera fixo a uma velocidade de 3,4Ghz (maior do que o I5-750 com turbo), controla memórias RAM de 1333/1666Mhz (testamos com 1333). Apesar de ter somente 2 núcleos (Dual Core) é dotado de tecnologia Hyper-Theading que faz com que ele seja visto no sistema operacional como 4 processadores (2 físicos + 2 virtuais). No fundo ele se comporta como sendo um I5-750, principalmente quando exigido mais poder de processamento.

Nosso I5-750 consome mais energia e gera mais calor 95W TDP, contra o I3-3240 que é mais econômico e gera apenas 55W TDP de calor.

Agora que estão apresentados, vamos ao teste prático!

Testando a velocidade

Para não haver "vantagens" exceto as características técnicas, testamos com o mesmo sistema operacional, e os mesmos programas. Somente a velocidade de memória RAM, placa mãe foram diferentes, mas isso não gera uma alteração de velocidade absurda para um ou outro.

O sistema operacional usado nas duas máquinas foi o GNU/Linux Kubuntu 13.10. Rodando na versão 64 Bits!


Os programas usados também foram exatamente os mesmos, de modo que as exigências técnicas fossem as mesmas para os dois processadores. Quantidade de memória RAM usada foi a mesma, apenas a diferença da velocidade de barramento existiu.

Convertendo Vídeos

As conversões foram feitas no mesmo arquivo de vídeo, do formato MPEG (vob) para MP4. Usamos as mesmas configurações na conversão, parâmetros, e o mesmo programa. Usamos o Winff conversor para GNU/Linux.


A conversão de vídeo do codec MP4 possui suporte a multi-core, portanto os processadores com mais núcleo físico devem obter um melhor desempenho nesta tarefa. 

Os resultados: Lembre-se quanto menor o tempo, melhor!



Vantagem de 4 segundos para o processador I5-750 da primeira geração, por possuir 4 núcleos físicos reais, contra os 2+2virtuais do I3-3240. 

Renderizando Animação

Agora vamos testar os processadores com a habilidade de animação, renderização de animação, executando muitos cálculos matemáticos. Usamos o programa OpenShot para Gnu/Linux para fazer uma vinheta animada, de texto dissolvido. 

Usamos os mesmos parâmetros que o programa apresenta. Foram 128 quadros (frames) para serem criados pelos processadores. Esta atividade também suporta multi-cores,portanto processadores com mais núcleo físico devem ser mais rápidos nesta tarefa.




Os resultados foram: Lembre-se o menor tempo é melhor!



Vantagem do I3-3240 por 15 segundos a menos!

Sobre os Resultados

Mesmo sendo um processador de 2+2 núcleos o I3-3240 consegue ser superior em algumas atividades. Isso depende muito do programa que se está usando, pois eles podem tirar mais proveito de novas tecnologias embutidas nos processadores mais novos.  

Não esperávamos o I3 ser mais rápido do que o I5 é claro, mas o que importa é saber no dia-dia. Sim, o I3-3240 consegue ser no geral mais rápido do que o I5-750. Nas atividades rotineiras, de acesso a internet, programas Office, etc a vantagem do Core não é tão exigida. Neste caso, ter um processador com clock mais rápido por núcleo é melhor do que mais núcleos com menos clock.

Nas atividades "multi-core" a situação se inverte, aqui a cooperação de vários núcleos mesmo com menor clock vai ser melhor do que um único core com alto clock. 


Concluindo e Respondendo a pergunta feita

Sim, os processadores de "novas gerações" sempre vão possuir vantagens e desempenho superior do que os antigos. Perceba que comparamos processadores I5 da Primeira geração com I3 da Terceira geração. E mesmo assim, o I5 não foi tão superior ao I3, apesar do I5 ser um Quad Core Real e o I3 um Dual Core com mais 2 processadores virtuais. Ambos tem 4 núcleos, mas o I3 é de uma geração mais nova, com mais tecnologia embarcada.

Lembre-se que o I3 custa bem menos, consome menos energia elétrica e gera menos calor! Ou seja, comparando-se gerações, podemos dizer que nosso I3-3240 consegue ser "similar" ao desempenho de um I5-750 da Primeira Geração.

Isso porque o I3-3240 é fabricado com 22nm de litografia, os elétrons viajam mais rápido, já que andam menos do que nos processadores de 32nm. Para o sistema operacional o I3-3240 também é visto como um "Quad" então se comporta similar ao I5-750.

Mas vale a pena "investir num chip de geração melhor"????

R: Depende do que você quiser de desempenho.

Se for comparar gerações vale a pena. Você economiza energia elétrica e pode conseguir com um processador de melhor geração , o mesmo desempenho ou até melhor do que seu antigo processador.

Mas CUIDADO! Trocar apenas o processador não é suficiente! A primeira geração I5-750 possui soquete LGA1156, e o I3-3240 da terceira geração possui o soquete LGA1155!



Não se engane! Apesar de apenas ser 1 pino a menos, o LGA1155 não é compatível com o LGA1156! Não podemos colocar em nossa placa mãe do I5-750 um processador I3-3240!

Este pino a menos, é suficiente para não permitir o encaixe o processador. Mesmo que encaixe, o processador não irá funcionar, podendo queimar a placa mãe e o processador!

Neste caso, você terá que trocar também a placa mãe, adquirindo uma com soquete LGA 1155 que suporta o I3-3240!

As memórias RAM DDR3 podem ser reaproveitadas mesmo com velocidades de barramento 1066/1333/1666Mhz.

O importante é que sejam as duas da mesma velocidade para que se possa ligar em "Dual Channel".

No uso geral, podemos dizer que o I3-3240 é "similar" a um I5-750.  

Claro, um I5 da mesma geração, sempre será melhor em desempenho, do que um I3 da mesma geração dele!

Somente neste caso foi "similar" porque comparamos a Primeira geração com a terceira.

Se você usa um I3-3240 saiba que no geral ele se comporta parecido com um I5-750 da primeira geração!

E na prática, processadores de gerações mais novas sempre serão melhor do que as gerações anteriores, mas nem sempre seus desempenhos serão melhores para atividades distintas. Umas atividades vão tirar proveito das novas tecnologias, e outras nem tanto. 

Compre processadores pensando mais no tipo de atividade que irá ter, se precisa de multicores, ou se for apenas para jogos (neste caso prefira investir mais numa boa placa de vídeo).

É isso por enquanto. Abraços do JMJG

1 comentários:

Cachorrim disse...

parabens pelos testes...
ajuda muito antes de uma comprar..a tirar as duvidas..

bom site e bom trabalho

sucesso

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.