Melhor CAD Gratuito Para Linux/Windows/Mac com Templates Gratuitos para baixar!

O melhor programa CAD gratuito para Linux/Windows/Mac, testado e aprovado!
Templates técnicos Gratuitos fornecidos por ESIJMJG



O CAD (Computer Aided Design) é uma revolução digital no mundo da Engenharia e Arquitetura. Esta é a nova maneira de desenhar projetos e esquemas. Antigamente os profissionais da área,tinham uma prancheta de desenho, usava canetas nanquim e reguas T para literalmente fazerem os desenhos para: plantas, esquemas, circuitos, paisagismo,urbanismo, etc.

Desenhos REAIS no LIBRECAD!
Com a revolução do computador, o mundo digital chegou também aos desenhos técnicos, que passaram também a contar com programas específicos para este tipo de criação. O CAD data de 1950,mas somente em 1970 é que começou efetivamente a ser utilizado pelas indústrias.

Atualmente, qualquer profissional da área técnica, é obrigado a conhecer os programas CAD, sem os quais, o profissional não poderá mais estar atuante no mercado de trabalho.

Com o CAD o profissional técnico, poderá facilmente criar, recriar, editar e imprimir: plantas, esquemas técnicos, circuitos eletrônicos, projetos de casas, projetos mecânicos, e uma infinidade de outras aplicações.

O problema é que os programas CAD são muito complexos e caros para se ter instalados no computador. O mais famoso e difundido "AutoCad" virou referência no mercado, porém é pago e proprietário, exigindo licença e registro. Além de sua versão ser atualizada constantemente, exigindo mais gastos com novas aquisições.

USAR CÓPIAS PIRATAS JAMAIS!





Então, o que fazer? Existe uma solução livre e gratuita para um bom programa CAD, fácil de usar, para que eu possa baixar e instalar sem problemas? Um programa oficial pode custar muito mais que R$ 5mil!

A resposta é SIM! Existe e se chama LibreCAD


LibreCad do nosso Kubuntu 13.10


O LibreCAD é uma derivação de um outro projeto original de código aberto, QCAD. O LibreCad foi desenvolvido em 28 de Dezembro de 2011, e sua interface gráfica (GUI) é escrita em QT4, com isso o programa roda perfeitamente nas três principais plataformas operacionais do mundo (Linux/Windows/Mac)!

Sua interface de comandos e funções é semelhante ao "AutoCad" e com isso, os usuários acostumados a este programa, não vão ter dificuldades em utiliza-lo.

Acesse a página oficial do Projeto e Instale em seu Computador.

Site%20Oficial



Linux Baseado em Ubuntu (.deb)





Para os usuários do LINUX Mint/(K)Ubuntu e derivados (.DEB), o LibreCad já estará disponível nos repositórios oficiais de instalação dos pacotes adicionais. 





Com isso basta procurar o programa pelo nome "LibreCad" e clicar no botão de instalar; usando o Muon, Synaptic, ou qualquer outro gestor de pacotes Linux baseado em Debian.


Ex: Muon gerenciador de pacotes do Kubuntu 13.10

Testado em um Kubuntu 13.10, o LibreOffice mostrado aqui nas fotos da ESIJMJG, estão rodando nele. Mas Qualquer Linux pode ter o LibreOffice instalado!

Caso o Mint ou outros derivados do Debian não tenham o Librecad em seus repositórios, pode-se instalar o PPA deles no sistema: 

Clique Aqui para ver como instalar o PPA do Librecad


Recursos/Poder/Compatibilidade

É difícil encontrar um programa CAD gratuito, que seja cheio de recursos, com grande poder de criação e compatibilidade. Seguem os pontos analisados do Programa.


  • PODER: O LibreCAD é poderoso. Pode criar complexos desenhos CAD, com linhas,figuras,imagens, templates, ou qualquer outro simbolo vetorial que se queira.


Tela do programa em português no GNU/Linux



  • Recursos: O LibreCad é cheio de recursos. Permite desenhar com uso de cores, grossura da linhas, formas e muitos efeitos estão disponíveis no programa. 


Trabalhos REAIS em LIBRECAD


Fazer "cotas" que representam a métrica de um objeto é fácil. 

Peças com as devidas COTAS de distância. Fácil.


Até mesmo áreas hachuradas para dar ideia de preenchimento ou áreas maciças, podem ser criadas com o programa.

exemplo de hachuras disponíveis no programa


O grande "pulo do gato" do programa é usar um pacote opcional de Templates, para facilitar a vida dos usuários e poupar um tempo absurdo para o desenho do projeto. Assim o usuário dispõe de centenas de templates já criados para serem usados em seu desenho CAD. 


Exemplos de Templates do Nosso Pacote


Disponibilizamos um "super pacote" de templates para serem usados no LibreCAD! Dentre os desenhos e temas técnicos estão:

  • Componentes Eletrônicos (capacitores,resistores,etc)
  • Peças mecânicas (porcas,parafusos,etc)
  • Arquitetura
  • Casa e Interior (pias,banheiros,portas,móveis,etc)
  • Paisagem e Urbanismo (árvores, e gramado)
  • Eletrodomésticos (fornos,geladeiras,etc)
  • Pessoas (usuários,etc)
  • Elétrica (chaves,disjuntores,motores,etc)
  • Peças e Diversos outros itens
  • Design de folha A4,A3,A2,A0 padronizado 

Baixe o pacote diretamente de nosso servidor! (Funciona em Linux/Mac/Win). Instruções para LINUX fornecidas no arquivo .txt!


Baixe%20pelo%20MEGA%20GRATUITO!
 Baixe pelo Servidor MEGA.NZ (Gratuito)





Habilite o Navegador de Templates

Vale a pena dar uma olhada nestes templates com mais calma (são muitos e não categorizamos muito bem), para tanto habilite no menu Exibir->Barra de Ferramentas->, o navegador da Biblioteca. Ele mostrará todos os templates do pacote instalados no LibreCad, e com um simples botão "inserir" você poderá usa-los em seus projetos. Certamente sua necessidade estará nos templates, ou você ainda poderá criar um novo template e colocar na biblioteca se quiser!


  • Compatibilidade: Infelizmente o LibreCAD não consegue abrir ou salvar arquivos com extensão .dwg (AutoCad), já que este formato é proprietário.

O LibreCAD consegue abrir e salvar em formato padrão .DXF (Draw eXchange Format) que também o AutoCad consegue abrir/salvar!
Ele também consegue exportar em vários outros formatos.


Só não tem suporte nativo a arquivos DWG do AutoCAD.

Como já era de se imaginar, caso você precise gerar arquivos .dwg com o LibreCad precisará usar conversores de formato.

Mas isso não faz o programa totalmente "incompatível"! Ele só não usa o formato do AutoCAD, mas permite Exportar para ele usando o formato .DXF (universal).



Impressão Final

O LibreCad é sim uma excelente alternativa para desenhos CAD, seu maior potêncial é estar sempre atualizado, em desenvolvimento, completo e rodar em todas as 3 maiores plataformas operacionais (Linux/Windows/Mac)

Com excelentes recursos e um grande pacote de templates (fornecido pela ESIJMJG) você será capaz de criar perfeitos desenhos CAD profissionais.

Exemplo criado pela ESIJMJG em GNU/LINUX

Dedique algumas horas para se ambientar com o programa, e entender sua didática de funcionamento. Mesmo não abrindo nem salvando no formato DWG, o programa é perfeito! Neste caso, use o formato DXF que é universal, inclusive abre no AutoCAD.

O programa ainda possui interface em vários idiomas, incluindo o português, e uma comunidade grande de usuários e fóruns. Com este pacotes de templates fornecidos pela esijmjg, fica maravilhoso!

versão testada 2.0 do Kubuntu 13.10









Abraços e até a próxima. 
JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.