Rootear root no Android vale a pena? Entenda o que é, riscos e alternativas melhores

Rootear seu Android vale a pena? Quais os riscos e alternativas melhores para a prática já que o ganho considerável de memória não é lá muito grande em alguns modelos nacionais....



O Android, maravilhoso sistema operacional adotado em  Tablets e Smartphones mais usados no mundo é na verdade um LINUX. Assim como todo GNU/LINUX os arquivos do sistema são instalados numa partição denominada /root!

Clássico de sistemas UNIX. Com isso são necessários certos privilégios de administrador, para se operar nesta partição!

O Android que está instalado no seu Smartphone está ocupando uma partição especial chamada de root. Por isso você não consegue ver-lo no gerenciador de arquivos. Está oculto, protegido. Esta partição só é acessível na fábrica na hora da gravação do sistema operacional.

Eventualmente, algumas operadoras e assistências técnicas possuem equipamentos especiais para gravarem no root.

Nós usuários comuns, NÃO temos acesso a esta pasta (no Linux do computador sim através da senha do root)

Mas qual o motivo disso? Proteção, segurança, assim aplicativos e usuários não podem danificar o sistema acidentalmente ou propositadamente. 

Como a grande maioria usa o celular de forma normal, os fabricantes bloqueiam o acesso ao root por estas medidas.

Os curiosos, hackers e até mesmo usuários avançados, fazem uma prática de rootear seus aparelhos.

Vantagens do Rooteamento do Android

Em grande parte, o rooteamento serve para permitir alguns aplicativos acesso total ao sistema. Por exemplo, apagar alguns aplicativos que as benditas operadoras deixam previamente instalados.

Assim os usuários podem ganhar mais espaço no sistema. Mas rootear os aparelhos smartphones não é simples!

Cada aparelho, cada fabricante tem seu modo. Assim quando você descobrir como fazer, deve primeiro saber disso:

  1. Rootear o Smartphone implica na TOTAL perda de garantia do mesmo por parte do fabricante!
  2. Você poderá correr riscos de danificar seu aparelho durante o processo, caso não seja feito corretamente.
  3. Você não ganha muito espaço fazendo esta prática em aparelhos antigos! Nos aparelhos novos com muito espaço em memória é quase desnecessário.
Rooteando um L3 por exemplo, você ganhará de 8 até 12Mb de espaço a mais. Claro, não é muita coisa, mas ajuda bem.

Não irei descrever como rooter Smartphones aqui (um artigo melhor será publicado para permitir o Root Universal), pois cada fabricante e modelo é de um jeito! Existem ainda aplicativos que prometem rootear o aparelho que podem ser baixados diretamente no PlayStore, basta procurar. Mas se o processo não der certo, você perderá seu Smartphone!

Neste caso terá que levar para uma assistência técnica para regravar o Android Original, ou você mesmo terá que fazer isso, com aplicativos especiais do fabricante (mais difícil)...

Soluções Alternativas

Nem todos os usuários querem correr este risco ou sabem fazer o rooteamento. Alguns modelos como o L3, podem exigir até a regravação do software original. Com isso, se você é um usuário básico, pode fazer as seguintes ações

  1. Usar seu aparelho instalando e desinstalando constantemente os aplicativos, assim contorna o problema da baixa memória.(conformismo)
  2. Trocar seu aparelho por outro com mais capacidade de memória interna. Assim jamais precisará rootear seu aparelho, pois terá bastante espaço para ser feliz!
Outra dica é procurar comprar aparelhos que não sejam das operadoras, mesmo aqueles com muita memória. Assim o Android estará quase "puro" sem aqueles aplicativos inúteis que se gravam das operadoras, que ocupam espaço e nunca são usados! Eles não podem mais ser desinstalados sem rootear o aparelho!

Procure por aparelhos diretamente nas lojas das fabricantes, geralmente eles são vendidos "puros" sem muitos aplicativos previamente carregados, sobrando mais memória para você.

Se você é gamer, fanático por aplicativos ou como nós (que testamos muito) o melhor é seguir estas dicas, do que correr riscos. Além do que, você rooteia o aparelho, ganha alguns Mb, mas depois não pode mais atualizar o Android (tamanho da memória continua limitada), e mais cedo ou mais tarde, voltará a ter problemas com memória curta de aplicativos, mesmo rooteado.

Se mesmo, assim você ainda quiser rootear seu aparelho, Boa Sorte!

JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.