RecordmyDesktop sem Som áudio LINUX - Solução Garantida do problema

RecordMyDesktop Sem Som em algumas distros do GNU/LINUX. Solução Definitiva



Uma das grandes ferramentas usadas por empresas tais como a nossa, e também pelos nossos colegas que fazem vídeo-tutoriais, são os programas de captura de Desktop(captura de Tela como são mais conhecidos).

No ambiente GNU/LINUX encontramos vários programas para tal, mas particularmente gostamos de usar o RecordMyDesktop.

O único inconveniente dele é que em algumas distros do GNU/LINUX ele não faz a gravação do som (narração) e o tutorial acaba saindo somente no vídeo.  Claro que futuramente com técnicas de edição é possível fazer o vídeo-tutorial com som, mas dá mais trabalho e muitas vezes não fica "tão legal quanto o som ao vivo".

Navegando em muitos outros blogs e fóruns sobre o assunto, até encontramos algumas soluções. Mas só conseguimos mesmo resolver somando umas ações específicas.

Então, fizemos um vídeo-tutorial sobre o RecordMyDesktop, usando o próprio RecordMyDesktop, mas desta vez com Áudio em tempo real!

Assista e veja como solucionar o problema. Assim, você poderá fazer tutoriais como nós, para ajudar outros usuários básicos/iniciantes em GNU/Linux.




Dicas para usuários Iniciantes no GNU/LINUX:

Primeiro, para gravar o som em qualquer programa (Audacity, RecordMyDesktop,etc) você terá que habilitar seu dispositivo de gravação usando o MIXER. No GNU/LINUX temos ferramentas gráficas ou via terminal de comando para tal.

1) Abra um terminal e Digite  alsamixer



Um Mixer semi-gráfico aparecerá. Repare que é possível controlar individualmente o nível de volume de cada canal, entrada, saída. Geralmente gravamos com microfone (MIC). Atente-se pois temos o FRONT e o REAR. Caso o microfone esteja conectado na parte frontal do computador é FRONT, se for na parte de trás da placa mãe é REAR.


Repare que o volume do canal está muito baixo (sem barras verdes, brancas ou vermelhas) indicando que o mic está baixo. Para piorar, existe a indicação MM. MM quer dizer MUTE, ou seja o microfone está mutado.

Navegue até o REAR MIC, e suba o nível do canal até a cor da barra desejada (mantenha no máximo em branco). Depois pressione (M) no teclado, o MM se tranformará em 00. 00 indica que o canal está ativo!

Agora sim. Teste o microfone gravando no Audacity por exemplo. Se estiver baixo, utilize o Mic Boost para dar um "ganho".

2) Usando Mixer Gráfico!

Instale o programa QasMixer em GNU/LINUX usando a ferramenta de instalação de pacotes/programas . Ele é um Mixer gráfico, mais intuitivo do que o alsamixer!



O procedimento é semelhante. Verifique qual  dos MIC (Front ou Rear) vai usar e ative o volume, depois retire o MUTE. Aqui deve-se clicar na bolinha abaixo do canal, deixando ela ativada, o Mute estará desligado.

Depois é só testar a gravação no Audacity.

Veja o nosso vídeo acima, para finalmente gravar no RecordMyDesktop com som!


3) Não Selecione "Encode On the Fly". O RecordMyDesktop só funciona em One Thread,ou seja apenas um processador. Por mais que você tenha um Quad-Core ou superior, ele não vai tirar proveito dos núcleos extras.  "Enconde On the Fly" fará com que o computador, usando apenas 1 núcleo, grave; capture o som e vídeo e faça o encode tudo de uma vez. O resultado disso, é o som defasado do vídeo. Já testamos várias vezes!

Não selecionar esta opção, faz com que o computador primeiro armazene o conteúdo numa pasta temporária, e no final, faça o encode do vídeo separadamente, não sobrecarregando o processador. Mesmo esta ação usando apenas uma única Thread (um core do processador) é melhor do que fazer "on the fly". Acredite!

Num futuro próximo, quem sabe os desenvolvedores tornem o encode do programa Multi-Thread, ai finalmente poderemos tirar proveito dos nossos "cores". Eu acredito que isso seja pelo codec do formato .OGV usado pelo programa, se fosse em .MP4 já teria suporte a multi-threads.

É isso, abraços e até a próxima.

Cortesia
JMJG




0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.