Tenha um head up display HUD no parabrisas do seu Carro universal usando Aplicativo ANDROID Gratuito!

HUD - Display Projetado no Carro. Realidade sim, um futuro não muito distante.



H.U.D é a abreviação do termo em inglês para "Head Up Display" uma tecnologia de projeção de imagens e informações que é muito utilizada na aviação Militar.


Os HUD são embutidos nos capacetes dos pilotos de caça, e lhe dão TODAS as informações sobre o alvo, armas, combustível, falhas e muitas outras informações sobre a aeronave. O prático e impressionante é que o piloto não precisa "tirar os olhos" do seu foco para nada, já que todo o painel do avião e muito mais está lá,sendo projetado ao vivo, junto com o que ele está vendo em tempo real.

O HUD foi usado pela primeira vez numa avião militar, na década de 1970. E esta tecnologia foi importada para outras máquinas tais como os carros.

Não é novidade, que em países estrangeiros, o HUD já esteja sendo testado por muitas montadores, e até incorporados em alguns carros de luxo. Alguns exemplos de carros de luxo seriam:

  • Cadilac ATS
  • Buick LaCrosse
  • BMW 3
  • Ford Fusion
  • Lexus GS

Mas é claro, que eles só estão disponíveis por enquanto para o mercado estrangeiro. Mas para a nossa realidade brasileira, onde carros ainda saem de fábrica sem direção hidráulica, ar-condicionado e outros, um HUD é algo bem futurista e longe de sonharmos. Certo?...... ERRADO!

Você pode ter um HUD em seu carro agora mesmo se quiser. As vantagens de um HUD completo são inúmeras. No futuro os HUD vão substituir os painéis dos carros, e até mesmo os GPS grudados nos parabrisas, até alertar sobre presença de animais ou perigos nas estradas, e uma infinidade de outras informações úteis. 

Com o HUD o motorista não precisará mais tirar os olhos das estradas, onde cada segundo vale uma vida, colaborando ainda mais para a segurança veicular.
 Apresentamos duas soluções.

1) Comprar um HUD para carros nos mercados de Importados ou lojas similares

Já existem aparelhos específicos que projetam os HUD no parabrisa dos carros, seja ele qual for. O aparelho é um mini-computador de bordo, que lê as informações do carro, e projeta no parabrisas informações tais como: Velocidade, tensão da bateria, rotação do motor, temperatura da água, pressão óleo, e outras.
O único problema é que além de ser pago, estes aparelhos precisam ser compatíveis com seu veículo, caso contrário ele não conseguirá exibir nenhuma informação útil em tempo real. Ainda é privilégio dos norte-americanos e europeus.
Há também, alguns poucos modelos universais de HUD, que ai sim, podem servir para nossos carros nacionais.
Alguns modelos de GPS, também começaram a projetar o HUD no parabrisas dos carros, sendo também é uma ótima opção.
Porém você terá que desembolsar $$$ algum dinheiro para esta solução. Das duas é a mais confiável e útil.

2) HUD Gratuito através de aplicativos para Android


Mais uma vez, nosso querido e amado sistema Android apresenta soluções milagrosas para nossas vidas. Em sua biblioteca quase infinita de aplicativos, encontramos alguns deles que prometem imitar o HUD para nossos carros e melhor ainda, alguns de forma GRATUITA!

Nossa Equipe instalou e testou um destes aplicativos gratuitos de HUD. O teste foi feito em um veículo nacional comum.Veja os resultados.

a) Programa Testado: DigiHud Speedometer (mas tem outros no App do Google,vale à pena testar outros gratuitos)


Link do aplicativo: Clique Aqui


b) Funcionamento do Aplicativo


O programa transforma seu smartphone num HUD simples. Ele requer que você habilite também o receptor GPS do seu smartphone, é através do GPS que a informação da velocidade será calculada em tempo real. Você deverá colocar seu smartphone em cima do painel do carro, e ativar a função de "projeção do HUD" para que você possa ler as informações.
Cuidado com seu smartphone, prenda-o com fita adesiva dupla face, ou outros, caso você faça curvas fortes, ou manobras bruscas, ele poderá sair voando pela janela, se estiver aberta!


Com o botão "HUD view" as informações são propositalmente invertidas na tela LCD, para que possam ser "projetadas" no parabrisas, sendo exibidas na posição correta. 
Em "SpeedUnit" podemos mudar a escala para KM/H padrão nacional de velocidade.
Em "MAIS" podemos até mudar a cor do HUD (amarelo, verde, vermelho,branco) e até controlar o brilho do LCD.

c) Teste Prático

 Posicionamos nosso smartphone no painel do carro, e demos uma volta pela cidade. O programa exibe em tempo real a velocidade em KM/h do carro, bem como computa as velocidades mínimas e máximas atingidas, um pequeno trip-computer. Exibe o relógio com a hora atual, sinal do GPS(tem que estar ativado) e bateria do celular (nível de carga).

Funcionou corretamente de acordo com as propostas do desenvolvedor. 

d) Restrições

Durante o dia

A primeira "decepção" que pode ficar é que o nosso "HUD-fone" não consegue projetar as imagens em dias ensolarados ou muito claros. Confere!

Como a "projeção" é criada simplesmente pelo reflexo do LCD no parabrisa, mesmo com brilho no máximo, as informações não são visíveis em dias ensolarados e muito claros!

O usuário deverá instalar uma película reflexiva que impede a entrada de luz e melhora o contraste para a exibição em dias mais claros. (Esta película é fornecida com os HUD comprados para carros nos mercados de acessórios)

Velocidade Indicada Diverge com o Painel do carro.

Todos sabem, que o velocímetro dos carros mede a velocidade com uma certa precisão, geralmente ela está acima (5%) do real. Melhor assim do que para menos, evitando multas principalmente!

Nosso HUD-phone, faz o cálculo da velocidade usando as informações do receptor GPS do celular, por isso ela vai ser diferente do indicado no painel do carro! 

Mesmo assim, a velocidade mostrada pelo aplicativo, ainda está compatível com a velocidade real. Só não compare com o painel do carro, ou use para aferir os radares (na dúvida melhor passar sempre abaixo do mostrado, para evitar multas!)

Dicas de Uso

Set Warning Speed/Sound -> Ajusta a velocidade máxima limite para alertar o motorista. Você pode selecionar qual a velocidade máxima, ao atingi-la o aplicativo alerta visualmente e também emitindo um som, melhor diminuir para evitar multas.

Mais-> Ajusta várias outras opções avançadas.

Pause/Reset: Aperte rapidamente para pausar os valores, aperte novamente para voltar a contabilizar as informações. Aperte e segure um pouco para ressetar todos os valores de uma vez.

É possível também, ressetar individualmente cada valor (km rodado,velocidade máxima e média registrada)  bastando apertar e segurar um pouco, uma mensagem aparece solicitando a confirmação da ação.
Conclusão

Durante a noite é ótimo. Serve também para veículos sem velocímetros ou painéis digitais.

Projeção no parabrisas de noite ou depois das 18
Se nosso "HUD-phone" tem dificuldades em projetar as informações durante o dia, de noite ele é totalmente funcional! Devido a baixa luminosidade externa, o parabrisa atua como um "espelho" refletindo perfeitamente as informações LCD do celular.

Nesta situação nosso "HUD-phone" se comporta realmente como um HUD, e podemos dirigir sem tirar o olho da estrada, para saber pelo menos, a que velocidade estamos ou que horas são.

Se o seu objetivo é brincar ou se mostrar para sua mulher, ou se sentir a bordo de um "carro do futuro" ou até mesmo num "carro-caça" nosso "HUD-phone", de noite, poderá transformar seus sonhos em realidade!

Só não exagere muito na velocidade, e tome cuidado para o smartphone não sair voando pela janela em manobras bruscas, prenda-o com uma fita dupla face ou algo assim.

Lembre-se,objetos soltos no interior do veículo podem causar acidentes! E o objetivo do HUD é melhorar a segurança.

Você poderá usar este aplicativo também para incrementar sua bicicleta ou outro veículo qualquer que não tenha painel ou velocímetro. Neste caso não inverta o LCD, clique no botão "Normal view", para exibir normalmente.

Nesta opção, tanto faz dia ou noite, você poderá ver as informações na tela LCD do seu smartphone.

Abraços e até a próxima, vou dar uma volta de noite com meu HUD-phone......

JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.