Efeito Cantos ou Corners do Kdenlive Faltando em algumas versões,solução garantida Resolvido!



Efeito C0rners.so - Cantos na categoria "distorções" ausente.

Baixe e instale o plugin do efeito em menos de 1 minuto! Método 2- Atualizando alguns plugins (Testado Ubuntu 14.04 e derivados) Solução Garantida!



O Kdenlive é um excelente editor de vídeos para ambientes GNU/LINUX , FreeBsb e MAC OS X. Na altura de outros programas proprietários, usados nos sistemas operacionais Windows, tais como o Adobe Premiere.

Para seu amplo conjunto de efeitos especiais em vídeos, ele trabalha em conjunto com uma biblioteca compartilhada de plugins de efeitos conhecida como "frei0r". Esta biblioteca inclusive, é fonte de efeitos para outros programas de edição de vídeo em LINUX tais como o Kino.

Todos os efeitos especiais são escritos em scripts no formato de arquivo "nomedoefeito.so". É necessário instalar a API de efeitos, no pacote de plugin, conhecido por "frei0r-plugin".

Dentre os vários efeitos oferecidos, a categoria que se destaca bastante, devido sua capacidade de manipulação de vídeo, é a categoria Distorcer.


Dentro desta categoria, estão disponíveis vários efeitos interessantes que são utilizados pelos editores mais experientes. Um deles, é especial, e permite a manipulação do vídeo de forma dimensional. Conhecido por efeito Cantos ou Corners.






Visite a página oficial do efeito no Kdenlive para entender melhor seu poder de manipulação.


O efeito já existia na API de plugins Frei0r desde a versão 1.2 e se tornou disponível desde o Kdenlive 0.7.8 utilizando-se do menu de efeitos "Distorcer"

Mas, por razões técnicas nas versões mais atuais da API de plugins frei0rs, este efeito não está mais disponível. Por isso ao acessar o Kdenlive, não será mais possível encontra-lo na lista de efeitos. 

A boa notícia é que o Kdenlive ainda está sendo compilado com este efeito em seu menu, ele só não aparece, porque o arquivo do plugin não está mais no seu local de origem. (Apenas para 0.9 e anteriores. não funciona no 0.9.6 para cima!)




Método 1: Instalando novamente o Efeito c0rnes

O efeito cantos (corners) no kdenlive é ativado somente com o plugin de efeitos frei0r. O arquivo correspondente nas versões mais atuais da API "frei0r-plugin" está faltando. O arquivo responsável pelo efeito se chama c0rners.so


1) Baixe o arquivo no link abaixo. Arquivo é original e foi testado no kdenlive das versões 0.9 funcionando também em outras versões anteriores do kdenlive.  Não funciona para 0.9.6 ou superior! Feche primeiro o Kdenlive antes de efetuar estas operações.

senha do minhateca: esilive












2) Após baixar o arquivo, abra o Krusader ou qualquer outro gerenciador de arquivos de sua preferência em modo ROOT.

acesse a pasta:   /usr/lib/frei0r-1


3) copie o arquivo: c0rners.so que tu baixou no link acima para dentro desta pasta.Cuidado para não apagar nenhum outro arquivo deste diretório. Você deverá estar em modo ROOT para fazer isso. Esta pasta não é alterada com usuário normal. O melhor modo de fazer isso é abrir o Krusader em modo ROOT, assim é só copiar e colar o arquivo.




















4) abra o kdenlive e procure o efeito "cantos" em "Distorcer"




Agora será possível fazer o efeito normalmente.

Não funcionou? Seu Kdenlive é versão 0.9.6 ou Superior? Tente isso!


Método 2: Atualizando alguns pacotes


Para usuários do Ubuntu/Mint ou derivados o Kdenlive versão 0.9.6>0.9.8 também apresentava este problema, porém, após uma atualização fornecida em 08/2015 nos pacotes do MLT e Frei0r, o efeito corners se tornou disponível novamente. Portanto, procure nas atualizações, isso aconteceu automaticamente em nossa versão Mint 17.1 (Rebeca). Na versão do Mint 17.2 (Ubuntu 14.04) tivemos que fazer a atualização manualmente. Recomendamos que faça também em seu Linux derivado Ubuntu....

Abra seu gerenciador de pacotes, synaptic,muon,etc...

Acesse o seguinte link:

 https://launchpad.net/~sunab/+archive/ubuntu/kdenlive-release

Adicione o PPA: ppa:sunab/kdenlive-release


Apesar de ser sugerido a atualização da versão do Kdenlive 15.04 e MLT 0.96 NÃO INSTALE ELAS! Para elas o KDE deve ser versão 5 e no KDE4 elas não vão funcionar! 

O que nos interessa é os pacotes do MLT e lib's dependentes, versão (0.9.3+git...Trusty1), e Frei0rs versão 1.4+git....Trusty1)

Faça a atualização do cache de fontes. Aguarde o processo terminar.

Agora usando o gerenciador de pacotes, veja que os pacotes do MLT+libs e Frei0rs contém uma nova versão disponível. Solicite a atualização delas.

Você também poderá fazer o procedimento de forma mais rápida, fechando o synaptic, e indo para o "gerenciador de atualizações" que agora irá mostrar atualizações para o MLT e Frei0rs.

Aplique as atualizações. Pode ser que mais pacotes adicionais sejam baixados.

O importante é não atualizar o kdenlive ainda! Somente os pacotes MLT e Frei0rs. 

Após isso os pacotes (mlt, frei0rs) serão atualizados para as versões +git (0,93, 1.4).


Pacotes Frei0rs e MLT(libs) atualizados com Trusty1
Agora abra seu Kdenlive e veja o efeito "Cantos-C0rnes" estar novamente disponível. E não é só isso. Esta atualização corrige problemas de efeitos, por exemplo no Openshot o efeito Baltan agora funciona também!

Funcionou perfeito no Mint 17.2 (Rafaela) e deve funcionar em qualquer derivado Ubuntu......Corrigimos também o Kdenlive 0.9.6 do 17.0 (Quiana) com essa alternativa.

Se não funcionou, tente atualizar o Kdenlive para a versão 0.9.8 ou ainda atualize seu Linux para versões mais novas ou instale o Kdenlive mais novo nos repositórios. Mas o problema não está no Kdenlive e sim nos pacotes do "frei0r" e MLT.

Quer aprender a usar o efeito? Visite o canal no YouTube FALA FERA.






cortesia jmjg

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.