Dica para Conservação da Ponta do Ferro de Solda

Economize dinheiro e conserve a ponta do seu ferro de solda por mais tempo! (Comprovado por JMJG)


Conhecido por Ferro de Solda (Soldering Iron) ou em suas versões mais sofisticadas (estação de solda) esta ferramenta é fundamental para profissionais da área de eletrônica e elétrica, que trabalhem em bancada ou em campo. Para se unir fios, componentes eletrônicos em placas, ou quaisquer reparos, se fará necessário o processo de solda. Para tanto o ferro de solda se aquece a temperaturas elevadas (mais de 350ºC) para derreter a solda, que pode ser de chumbo, ou as mais novas que são isentas de chumbo (lead free).

Com a intensa utilização do equipamento, a sua
ponta entra em contato constante com objetos e com a própria composição da solda. Sujeiras tais como verniz, fluxo velho, impurezas em geral, vão ficando acumuladas na ponta causando resíduos que precisam ser limpos constantemente, para se evitar comprometer as futuras boas soldagens.

Antigamente, kits de suporte traziam consigo a velha e famosa esponja de limpeza, que mais parecia uma "bolacha". Essa esponja necessita ser embebida em água, e assim a limpeza era feita se esfregando a ponta do ferro na esponja, causando o desprendimento da sujeira e da solda velha. 





Esponja com água fria causa choque térmico!
O problema é que este método utiliza água fria, e com isso a ponta extremamente aquecida do ferro, vai sofrendo "choque térmico". Como a ponta do nosso ferro de solda, não é feita por um material tratado, esta prática causará em pouco tempo, uma deformação da ponta! Ela ficará torta e com o uso prolongado desta limpeza em água, a ponta poderá até mesmo ficar inutilizada! Principalmente as pontas mais finas e delicadas para soldagens utilizadas em estações de solda!
Ponta Torta e danificada devido ao choque térmico!

Até mesmo as pontas mais grossas sofrem!

Não adianta utilizar água quente! Mesmo que a água seja aquecida ela não conseguirá chegar perto dos 100ºC, pois nesta temperatura ela já começa a evaporar. O que são míseros 99ºC perto dos 350ºC que uma ponta de ferro atinge? Haverá choque térmico do mesmo modo, pois a temperatura da ponta é extremamente superior.


Esponjas Metálicas Livre de água.
  A solução é utilizar as famosa esponjas SECAS ou livre de água. Elas são construidas por uma liga metálica especial, capaz de limpar a ponta do ferro sem a necessidade de água, evitando o famoso "choque térmico". 

Com isso sua ponta ficará novinha em folha por muitos anos, durando até mais que a própria resistência interna do ferro.

Estas famosas esponjas secas metálicas não se gastam facilmente e são mais práticas e seguras, já que não precisam ser molhadas em água, evitando sujeira e inconvenientes com a água (molhar a bancada, outros componentes e placas). 

Porém se está difícil encontrá-las, ou esqueceu a sua, ou em algum momento não puder utilizá-la, poderá usar qualquer outro material metálico para limpar a ponta do seu ferro de solda sem causar choque térmico.

Mas Atenção!

Não use chaves ou ferramentas cromadas! Com o calor da ponta, estas sofreram perda do cromado, prejudicando a vida útil da sua ferramenta. O ideal é usar a ponta do estilete para realizar uma limpeza temporária.

Utilize o lado que não contem o fio de corte e raspe levemente contra a ponta, toda a sujeira sairá e sua ponta ficará limpinha! Mas raspe apenas de leve, não precisa fazer muita força, a sujeira sairá facilmente apenas com o contato do metal.

Claro, a esponja metálica limpa mais rápido e mais eficiente, mas na falta dela o estilete também servirá. Outros metais que não sejam cromados também podem ser usados!

Jamais use palha de aço no lugar da esponja seca! A palha de aço em contato com o calor extremo sofrerá oxidação, ou pior ainda ela poderá se incendiar! A palha queimada ou oxidada não presta mais para nada! Não invente!


Com isso seu ferro de solda, ou a ponta daquela tua estação de solda tão cara, irá durar muito mais do que com o velho e tradicional método de limpeza em água.

Abraços aos nossos colegas de profissão e até a próxima!



0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.