Venda Casada Windows em Computadores como reaver seu dinheiro pelo sistema operacional indesejado

Esta matéria é especial para usuários que desejam usar outro sistema operacional,e só encontram computadores com Windows pré-instalado.

Porque os computadores são vendidos com os sistemas operacionais já previamente instalados? Formatar a máquina para instalar outro sistema fará perder a garantia do produto?

Comprar um computador é sinônimo de muita alegria e satisfação para muitos. Infelizmente os computadores são máquinas eletrônicas, e não conseguem operar sem ajuda de um programa principal. Este programa é chamado de Sistema Operacional ou simplesmente SO. Sem ele o computador não serve para nada. Em meados de 1980 não existiam muitos SO's disponíveis, porém em 1990 muitos sistemas operacionais foram criados e hoje temos muitos à nossa escolha. 

 
LINUX / Windows/ Apple Mac
Alguns deles são pagos e proprietários, tais como o Windows e o  MAC. Outros são GRATUITOS e com inúmeras vantagens (GNU/LINUX).

 O problema são os sistemas vendidos juntamente com o computador, já previamente instalados na chamada "venda casada" tão proibida por lei no Brasil.


A venda Casada é proibida pelo código de defesa do consumidor (art. 39, I), constituindo infração da ordem econômica (art. 36º, §3º, XVIII, da Lei n.º 12.529/2011). 

A venda casada é praticada não somente na venda de computadores de marca, mas também em outras situações. 

No caso o que fazer? Vamos abordar algumas situações para que você fuja da venda casada dos sistemas operacionais proprietários.



1) Montando sua configuração em lojas especializadas.


Se o usuário tiver conhecimento técnico, ou for avançado em informática, muito provavelmente ele irá se dirigir para uma loja especializada, e solicitará que o vendedor "monte" uma configuração para ele na medida certa.

O usuário assim escolherá seu sistema operacional, comprando, ou instalando gratuitamente sistemas tais como o GNU/LINUX, freedos, opensolaris ,etc.

Esta opção embora fique um pouco mais cara, é a mais aconselhada principalmente para usuários técnicos ou avançados. Vão poder montar sua máquina com a marca das placas que desejar, com as funções que lhe sejam necessárias e o melhor, escolher livremente o sistema operacional que desejarem.

2) Comprando o computador com o sistema operacional pré-instalado e solicitando o reembolso do valor do sistema.

Muitas vezes os usuários leigos não possuem conhecimento técnico suficiente para montar sua máquina. Preferem adquirir seu computador em lojas comerciais, mas  estas oferecem os equipamentos com sistemas previamente instalados. Neste caso não há como fugir da "venda casada" já que a loja lhe venderá o computador, com o sistema operacional pré-instalado juntamente com a sua a licença de uso. No preço final da máquina também estará embutido o valor do sistema operacional pré-instalado e a licença de uso (exceto alguns sistemas LINUX)! Por isso máquinas LINUX são um pouco mais baratas comparadas a outras de mesma especificação,porém com sistemas operacionais proprietários.

Neste caso, não adiantará brigar com o vendedor ou muito menos exigir a "retirada" do sistema operacional na loja. Muitas lojas nem sequer tem equipe técnica disponível para fazer isso no ato da compra.

A solução é adquirir o produto, e ao instala-lo em casa, quando for liga-lo pela PRIMEIRA VEZ, se atentar para NÃO aceitar o contrato de licença de uso do sistema operacional, conhecida por EULA.

O Contrato de licença do SO é exibido uma única vez logo que o computador é ligado.
 



 A EULA é uma espécie de contrato digital, caso você aceite, estará confirmando que deseja realmente o sistema instalado em sua máquina, e NÃO poderá mais solicitar seu dinheiro de volta!

O contrato é voluntário, ou seja, você não é obrigado a aceitá-lo,mas se aceitar estará pagando pelo sistema e se declara estar ciente das políticas de uso e licença do mesmo.
Quem deverá aceitar o sistema operacional instalado na máquina é o USUÁRIO! Não cabe ao fabricante nem a loja tal ação, portanto fique atento para recusar o contrato de licença (EULA) logo na PRIMEIRA vez! Não haverá segunda chance, pois uma vez aceito, o sistema rodará procedimentos de configurações para seu uso final.

Documente, fotografe, filme esta ação de recusa se for o caso, e protocole junto a loja/fabricante sua recusa expressa do sistema previamente instalado. O pedido de reembolso deverá ser atendido em até 30 dias!


Se não for atendido no prazo de até 30 dias, ai começa a briga,mas valerá a pena! Vá até o Procon

Leve:
  •  sua carteira de identidade, cpf, comprovante residencial.
  •  nota fiscal de compra da mercadoria(sempre peça a nota fiscal, e guarde por 1 ano)
  •  qualquer outro tipo de documento (exemplo do manual que tenha vindo na caixa quando você fez a compra do produto.)
 As empresas estão sujeitas a multas diárias e devem solucionar o caso dos clientes o mais rápido possível.


Após a devolução do dinheiro, finalmente o usuário poderá formatar a máquina e instalar o sistema operacional que deseje. A instalação do sistema operacional NÃO anula a garantia do produto!

O que anula a garantia é abrir o equipamento, rompendo os lacres de garantia! 

O sistema operacional e o hardware da máquina são elementos distintos, e embora precisem um do outro para funcionar, o consumidor tem direito de escolher; qual sistema deseja ter em seu equipamento. E hoje temos muitas opções. O melhor custo/benefício é do GNU/LINUX.

Mas não use sistemas Piratas! Eles causam danos em seu computador, roubam informações importantes, e você poderá ter muitos prejuízos, além de ficar com vírus e passar muita raiva. Se for continuar no Windows, fique com o sistema original OEM. Jamais use Windows Pirata!



Mas ATENÇÃO!

Este procedimento só funciona com Computadores Desktops, Notebooks e Netbooks! 

Equipamentos tais como tablets, smartphones, gps e outros não podem ter seu sistema operacional trocado. Trata-se do modelo embarcado "embedded" no qual o sistema operacional não terá alternativas e foi construido justamente na medida do hardware.

Caso tenha problemas ou dúvidas podem deixa-las nos comentários.

GNU/LINUX por um mundo livre!



Se você é usuário de outros sistemas, e ainda tem preconceito com sistemas LINUX, fique atento. O LINUX cresce espantosamente no mundo, já detém mais de 80% do uso dos grandes servidores e corporações. Somente no mercado desktop é que ainda estamos tendo uma lentidão na popularidade em parte devido a venda casada!

Linux é o futuro! Conheça o LINUX de um modo que ninguém jamais sonhou. Tire suas dúvidas e paradigmas.


V%C3%ADdeo%20Aula%20Linux%20para%20Iniciantes

Linux aprenda a usar, Não a ignorar!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.