Memória curta no Smartphone?Dicas para aproveitar melhor com menos de 256MB RAM

Memória curta no smartphone? Dicas para ser mais feliz (por JMJG)



 Um dos maiores benefícios oferecidos pelo sistema operacional Android, que equipa a grande maioria dos smartphones do mercado, é a imensidão de aplicativos disponíveis aos usuários para serem instalados. Em sua maioria gratuitos, deixam os usuários alucinados para baixar e querer instalar tudo que vier pela frente. Mas a alegria pode chegar ao fim, quando começam a receber a mensagem de "memória cheia/limitada"! Isso afeterá atividades cotidianas tais como a instalação de novos aplicativos, bem como o recebimento de novas mensagens SMS/MMS até que o usuário tome uma providência de apagar algo.


Isso acontece, pois a grande maioria dos smartphones básicos, possuem uma memória limitada pelos fabricantes para a instalação dos aplicativos de usuários. Na prática são duas regiões de memória assim divididas, a memória do sistema/ instalação dos app, e a do cartão SD. Ai tu vai dizer, "Não pode ser, tenho um cartão com mais de 4Gb de espaço!". Acontece que muitos aplicativos, Não se instalam no cartão de memória SD, devido a utilizarem recursos do sistema, são eles: gerenciadores de bateria, teclados, gerenciadores de memória, programas de Home(tela inicial),SMS e por ai vai. 



Para piorar, se teu smartphone já veio de fábrica com aplicativos instalados pela própria operadora, é provável que ela tenha instalado uma versão diferente do Android (ROM da operadora) "presenteando" os usuários com uma série de aplicativos já pré-instalados, em sua grande maioria inúteis e tomando espaço na limitada memória interna. Estes aplicativos pré-instalados não podem ser desinstalados ou movidos para memória do cartão SD, fazendo com que o espaço de memória fique extremamente mais limitado. Os únicos aplicativos que podem ser movidos para o cartão SD, em sua grande maioria serão: os Jogos, fotos e vídeos gravados pela câmera do aparelho, músicas MP3 e outros programas baixados pelo usuário que não requeiram recursos do sistema! Mesmo aplicativos que sejam movidos para a memória do cartão SD, deixam dados ou atalhos na memória do sistema, tornando a quantidade de itens instalados, não tão numerosa quanto se imaginava. Se teu smartphone for um modelo top de linha, não terás problemas, muitos deles tem grandes quantidades de memória para aplicativos, mas se for modelos básicos e mais baratos, este artigo servirá para teu caso. Mas então o que fazer?

Modo arriscado e perigoso para usuários leigos!

O único procedimento que dará fim a estas dores de cabeça, e liberdade ao teu smartphone, também poderá dar início há muitas dores de estômago e condenação ao aparelho, pois é um procedimento perigoso que requer conhecimentos avançados de informática e principalmente do sistema Android. Uma técnica conhecida como "Rootear", destrava o android, permitindo ao usuário desinstalar todos os aplicativos inúteis da operadora, liberando mais espaço em memória, além de permitir a personalização do sistema e outras maravilhas. Porém, muitos procedimentos exigem a instalação/modificação da ROM original (versão do android) que se for mal sucedida, poderá estragar completamente o aparelho tornando-o inutilizável para sempre! Existem vários métodos que podem ser facilmente encontrados no Google, porém NÃO recomendo que usuários leigos no assunto o façam. Se algo der errado, tu poderá tornar teu smartphone peso de papel, além de anular completamente a garantia caso ele ainda esteja neste período.





Método Conformativo. Reeducando-se para usar a memória limitada (RECOMENDADO PARA LEIGOS)!

Pois é, para os usuários que não desejem correr riscos a única opção é a conformidade (se conformar mesmo!). Brincadeiras a parte, o fabricante projetou o produto para ser assim, isso não é uma limitação do Android, mas a versão da ROM (versão de software) que vem instalada no teu telefone. Portanto, smartphones mais caros e sofisticados, certamente vão permitir a instalação de jogos e programas pesados, muitos deles até Gb! O que fazer com o teu pé de boi? Este método funciona para quaisquer smartphone que rode android, é possível utilizar bem a memória do produto, apenas seguindo estas dicas que irei passar.

1) Gerencie os aplicativos instalados

Todos os aplicativos do seu smartphone, incluindo aqueles já pré-configurados pela operadora, podem ser gerenciados, de modo a excluir alguns dados. Excluir dados não significa excluir o aplicativo, e sim informações usadas por ele que ficam ocupando espaço na memória interna. Para gerenciar seus aplicativos, acesse: Configurações -> Aplicativos -> Gerenciar Aplicativos

 
Clique em "TODOS". Serão mostrados TODOS os aplicativos instalados e pré-instalados que estão em seu aparelho. 


Para facilitar tua vida, poderá ainda classifica-los por ordem de tamanho. Assim descobrirá facilmente quais os aplicativos mais famintos por memória.


Para gerencia-los, basta clicar em cima do aplicativo que abrirá uma página de controle.

Desinstalar: Permite desinstalar completamente o aplicativo do smartphone. Este botão estará desabilitado no caso de aplicativos pré-instalados pela operadora! Não será possível remove-los a partir deste botão. Use para apagar algum aplicativo que já tenha sido instalado, e não seja mais desejado, esta ação liberará o espaço ocupado pelo aplicativo "Armazenamento Total" para a memória interna ou do SD se o aplicativo já estiver sido instalado no cartão.




Limpar Dados: Poderá apagar sem problemas os dados armazenados pelos aplicativos. Muitos são dados de download ao usar a internet e ficam lá acumulando sem necessidade. Esta ação irá liberar mais memória principalmente se o aplicativo for utilizado constantemente pelo usuário. Esta ação fará com que o aplicativo fique "zerado" ou seja na condição em que veio de fábrica. Facebook, twitter, dentre outros são "famintos" por dados, e ficam armazenando constantemente informações ocupando memória. Ao limpar dados, o usuário precisará informar novamente, senhas ou quaisquer outras informações que foram previamente armazenadas. Use esta opção especialmente em aplicativos que tenham armazenado mais de 400 Kb.

Mover para o cartão SD: Disponível apenas para aplicativos que podem ser movidos da memória interna para a memória do cartão SD. Somente jogos e aplicativos que não usem recursos do sistema podem ser movidos. Se o aplicativo não puder ser movido, o botão ficará inativo (cinza).

Cache: O aplicativo armazena informações temporárias usando cache, principalmente navegadores de internet. Com isso grandes quantidades de memória podem estar sendo desperdiçadas sem uso. Limpe o cache dos aplicativos, especialmente dos browsers de internet!

2. Não atualize aplicativos pré-instalados!

Uma das maiores tentações de alguns usuários é atualizar os aplicativos instalados. No caso de jogos e aplicativos armazenados no cartão SD, este procedimento não trará problemas maiores, a não ser o aplicativo parar de funcionar ou não funcionar mais direito devido a nova versão conter algum bug, etc. Mas para os demais aplicativos, principalmente os que forem pré-instalados pela operadora, esta atitude lhe trará problemas de memória mais depressa.Tudo porque, na verdade a atualização, não substitui o aplicativo por um outro novo, mas simplesmente adiciona mais informações tornando o tamanho do aplicativo original ainda maior! 




Portanto se a memória do teu smartphone era curta, ela ficará extinta! Geralmente os fabricantes procuram pré-instalar versões muito estáveis dos aplicativos, não necessitando portanto sua atualização constante, a menos que ela seja realmente necessária (adição de uma nova função muito desejada por exemplo). Usuários dos modelos OptimusL3 principalmente, vão perder muito espaço se atualizarem os aplicativos pré-instalados: YouTube, Facebook, Google Mapas, e os da operadora. Estes aplicativos já foram pré-instalados de fábrica e não podem ser removidos (a menos que tu rooteie o android) e uma simples atualização poderá evaporar toda a memória sobrando. Caso tenha feito uma atualização, poderá repetir o procedimento acima "Gerenciar Aplicativos" e no lugar do botão "DESINSTALAR" estará escrito, "DESINSTALAR ATUALIZAÇÕES", isso fará com que toda a atualização acrescentada seja apagada, e o aplicativo voltará para a versão de fábrica, principalmente o seu TAMANHO!

3.Controle melhor os SMS/MMS e a agenda telefônica.

O que muita gente não sabe, mas as mensagens SMS/MMS também podem contribuir com a escassez de memória interna. Tudo devido ao fato de que o histórico em dias das mensagens, ficará lá ocupando espaço. E este espaço não é apagado automaticamente, ou seja somente as mais antigas vão sendo sobreescritas, mas a quantidade máxima quando for atingida continuará! Então, se tu conversa muito por SMS/MMS defina um número mediano de mensagens por conversa. No geral 160 está bom, já que ninguém usa SMS/MMS como documento ou comprovante de nada. Lembre-se são 160 mensagens por conversa (por cliente destinatário), então se tu fala com 10 clientes diferentes, a memória estará armazenando 1600 mensagens no total!




Entre no SMS/MMS, acesse as configurações e defina o limite das conversas armazenadas, isso ajudará a reduzir a quantidade de memória interna do sistema. Lembre-se que o SMS/MMS é um serviço que não pode ser movido para o cartão ou seja, ocupa a memória interna limitada, quando tu ficar sem espaço de memória NÃO conseguirá mais receber SMS/MMS, até que exclua dados!


O que muita gente não sabe, é que na agenda telefônica, para se poder ter acesso a muitas outras funções, tais como (toques personalizados por chamada, foto da pessoa que liga, etc) é necessário MOVER os telefones para a memória interna do smartphone. Ou seja os telefones do Sim-Card, devem ser copiados também para a memória do smartphone ficando duplicados. Assim recomenda-se que tu movas apenas os contatos mais importantes e utilizados diariamente, pois se mover todos eles para o smartphone, terás mais um problema com espaço reduzido da memória!


Com isso, será possível ganhar um pouco mais de espaço, sem se submeter a procedimentos perigosos (para a grande maioria dos usuários).

Em nosso próximo artigo, indicaremos alguns aplicativos que podem ser instalados em celulares de memória limitada. Especialmente recomendados para smartphones da linha Optimus L3 (tais como um Home mais bacana para acabar com a maldição da foto de fundo que anda, e um SMS mais ligeiro no estilo "escrever deslizando os dedos).

Até mais.

3 comentários:

Elena disse...

Com estas novas aplicações vale o aumento da comunicação. Excelentes aplicativos. Eu recomendo se você quiser fácil e rápido recarregar seu telefone clique neste recarga aplicativo móvel http://www.recarga-salvador.com.br/

Unknown disse...

Obrigado ,VC sabe se mensagens de whatt zaos e de mail também podem ocupar a memória do smarthfone obrigadooo

ESIJMJG INFO disse...

Fabio, Sim mensagens do famoso "ZAP" também ocupam memória RAM do aparelho, e com o tempo vão deixando ele sem espaço. É preciso fazer o backup das conversas (tem opção dentro do aplicativo para isso), depois desinstalar o "ZAP" e restaurar as mensagens. Isso deve ser feito quando o aparelho ficar sem memória RAM útil,dependerá do volume das conversar que tiver. Emails dependerá muito da forma de acesso, se for feito via Web não ocupará espaço, uma vez que a mensagem fica armazenada na nuvem, se for feita via aplicativo sim, ficará ocupando espaço no smartphone. Abraços e muito grato pelo comentário.

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.