Conheça o Sistema operacional Android que é um Linux em seu Celular Já é realidade

Linux Fone Linux Mobile? Já usou e não sabia? Então saiba! por JMJG

Primeiros celulares década de 80 e 90
No Brasil, quem se lembra de "CDMA" ou "TDMA" "TIJOROLA" vivia numa época em que os celulares eram usados apenas para conversas rápidas do tipo "cheguei" "vou me atrasar" etc, já que as operadoras cobravam tarifas extremamente caras e o pior,os celulares não dispunham de nenhum recurso extra tais como câmeras,SMS,MMS dentre outros recursos sofisticados.
Os telefones eram muito pesados, e quase sempre eram artigo de luxo para uma minoria da sociedade.





Inteligentes,completos,leves,funcionais.


O termo "smartphone" foi utilizado pela ERICSSON em 1997 em seu telefone que já reunia muitas funcionalidades além das simples chamadas de voz. O termo de "smartphone" serve para caracterizar telefones celulares dotados de um sistema operacional assim como um computador,podendo inclusive efetuar funções que se assemelham a eles, chegando muitas vezes a substituir pequenos netbooks,notebooks,etc.
Traduzindo-se ao pé da letra em português os "telefones inteligentes", assim entregam ao seus usuários capacidades fantásticas dentre elas, tirar fotos em grande resoluções geralmente acima dos 2.1Megapixeis, Vídeo-filmagens com resoluções VGA ou superiores, navegação via GPS,pen-drive, visualizador de arquivos, acesso a internet via rede Wi-Fi, SMS, MMS, video-game portátil operação na ponta dos dedos via tela touchscreen,dentre outras.
Mas o que os usuários não sabem é que para os "smartphones" funcionarem é necessário um SO (Sistema Operacional). Atualmente existem vários Sistemas Operacionais para smartphones. Os mais comuns são:
  • Google Android (projeto que é derivado do núcleo linux)
  • Apple IOS   (presente em todos os iphones)
  • Symbian  (presente em grande parte nos celulares NOKIA )
  • Blackberry OS  ( SO proprietário da Blackberry)
  • Windows Mobile Phone  (SO proprietário da Microsoft)
E para cada um destes Sistemas Operacionais, existem facilidades ou desvantagens. De todos os citados acima somente o Google Android é totalmente "OpenSource" o Symbian possui uma parte opensource e os demais são sistemas CloseSource proprietários.
Entenda o que são estes termos para mais adiante entender as vantagens dos sistemas OpenSource tais como o Linux.




Open Source - Em português "código aberto", é um termo adotado para se referir que um software (programa de computador) encontra-se distribuido pela GPL (General Public Licence) ou seja seu código fonte está aberto e livre para qualquer desenvolvedor do mundo poder modificar, reescrever,excluir ou incrementar seu conteudo.  Com isso qualquer pessoa do mundo poderá contribuir e não somente um grupo fechado de pessoas. Programas Open Source geralmente são os que tem o melhor custo/benefício para os usuários,pois muitas vezes são GRATUITOS. Além do que contribuem significativamente para a técnologia,já que a partir do seu código aberto pode-se construir modelos melhores,deixando a imaginação sem limites para novos conceitos que possam ser impostos. Não há limites para o que possa ser criado, e quando se tem uma nova "derivação" o desenvolvedor até poderá cobrar um preço muito atraente em vista dos concorrentes "Close Source". Atualizações são gratuitas, e o usuário livremente poderá trocar o software por outra versão, sugerir mudanças,melhorias, ou ele mesmo construi-las se possuir conhecimentos de programação.Disponibilizam-se então tradução para diversas linguagens, é como se fosse um software humanitário onde diversas pessoas no mundo contribuem para o bem comum, para que todos possam usar sempre da melhor forma.

Em resumo é como se você fabricasse tijolos e deixasse os engenheiros livres para construir casas dos mais diversos tamanhos e estilos. Isso é muito útil para a humanidade e todo mundo sai ganhando.

Close Source - Código fechado (sistema proprietário).Geralmente termo usado para definir softwares (programas de computador) no qual somente seus proprietários tem direitos e acesso ao seu código fonte.  Distribuidos apenas por licenças de uso privado, no qual ninguem poderá modificar,incluir,alterar ou recriar baseado em seu conteúdo.  Muitas vezes são PAGOS e possuem problemas sérios de evolução tecnologica,já que ficam dependentes unicamente dos seus proprietários para serem melhorados. Os usuários ficam Limitados em seus recursos, e sugestões de melhorias geralmente demoram muito tempo para serem implementados. Existe o inconveniente de que atualizações para novas versões são COBRADAS e muitas vezes não existem maneiras do usuário personalizar o sistema de acordo com sua necessidade.

É um modelo no qual somente o fabricante sai ganhando e os usuários se tornam escravizados e limitados somente ao que um grupo muito pequeno poderá fazer por eles geralmente solicitando dinheiro.




Técnologia Linux em meu celular? Desde quando?


Android também é derivado do Kernel Linux
O que muitos não sabem é que o Linux está presente em muitos Smartphones principalmente no Google Android que é o sistema operacional mobile opensource mais usado no mundo e no Brasil. Porém a tecnologia Linux também equipa 100% outros sistemas mobiles ainda não tão famosos no Brasil porém em pleno desenvolvimento tais como:




Firefox OS Mobile
Tizen Parceria Intel+Samsung














O Android originalmente foi desenvolvido pela Android Inc uma empresa Norte-americana para ser um sistema operacional de telefone baseado em Linux. Mais tarde a Android Inc acabou sendo comprada pela Google em 2005 e o projeto recebeu mais investimentos e acabou sendo lançado oficialmente em Outubro de 2008.Nascia então o primeiro SmartPhone com Android em parceria com a fabricante HTC.

Desde então o sistema operacional foi sofrendo grandes mudanças e se tornou OpenSource. A vantagem disso foi permitir desenvolvimento para uma infinidade de Aplicativos que podem ser baixados pelo usuário usando a ferramenta do Google Play. 




Devido ao seu código aberto o Android permite a participação de milhares de desenvolvedores pelo mundo inteiro, que desta forma podem explorar e utilizar totalmente a potencialidade do sistema,criando aplicativos incríveis das mais diversas utilidades de forma inclusive gratuita.

Esta gratuidade ao contrário, não significa perda de qualidade ao sistema,pois os criadores junto com uma comunidade de usuários cada vez mais exigente,poderá testar,recriar,modificar,excluir ou adicionar funções garantindo um nível de segurança e estabilidade Superiores até mesmo do que nos sistemas proprietários.





O Android embora não seja um Linux completo (pois sua aparência gráfica é diferente dos gerenciadores originais Kde,Gnome,etc) possui em seu Kernel (cérebro) técnologia LINUX. Os processadores suportados pelo Android são da técnologia ARM incluindo suporte para ARM 64bits.

Para os que tem antipatia ao Linux provavelmente não conhecem sua poderosa utilização, e infelizmente confundem muitas vezes "Gratuidade" com "sistema mal feito, sistema difícil de usar,etc".

A verdade é que o Linux juntamente com outras ferramentas se torna um Sistema Operacional poderoso,capaz de controlar diversas funções e produtos,dentre eles: Grandes Servidores, Mainframes e até em Supercomputadores
Utilizado em pequenos e grandes dispositivos, aplicações simples ou de alta complexidade, lazer,trabalho ou entretenimento o LINUX está muito mais presente em nossas vidas do que se imagina.
Se tu tens um smartphone ou tablet com Android,saiba que ele usa tecnologia LINUX em seu cérebro (Kernel).

Embora o Android não seja exatamente como Linux (+ Seguro e estável) algumas particulares tais como a loja de aplicativos são herdadas de um Linux Desktop!

PENSE BEM QUANDO COMPRAR UM COMPUTADOR COM LINUX,formatá-lo e instalar um sistema PIRATA convencional é uma atitude tão absurda tal como queimar dinheiro,ou dinamitar uma mina de ouro.

A nossa sociedade é acostumada ao comodismo,ao que é imposto, poucas pessoas acabam descobrindo que existem outras alternativas melhores e muitas vezes mais baratas.

Ninguém nasce sabendo, por isso podemos aprender tudo,quando conhecemos melhor um assunto podemos ter uma impressão melhor. Se tu já usou Linux em outras ocasiões e teve uma amarga impressão, saiba que hoje tudo pode mudar. Existem milhares de distribuições e uma delas certamente servirá para ti!

ESI JMJG Som&Imagem utiliza 100% técnologia Linux em suas aplicações e trabalho. Se tens Linux e não sabe utilizar, nós podemos lhe ajudar! 

E caso tenha se surpreendido que provavelmente teu tablet ou smartphone usa tecnologia Linux, ai vai mais essa para fechar nosso assunto de vez.

Linux é usado no Brasil largamente, para uma aplicação de alta segurança e confiança,sem possibilidade de fraudes. Essa certamente muita gente já usou....


A Urna Eletrônica Brasileira também usa Linux!
Em breve postaremos vídeos sobre o Linux, e como este poderoso SO poderá lhe ajudar em tua casa, tanto quanto já te ajuda no dia-dia. Get Smart! (Fique ligado!)

1 comentários:

Anônimo disse...

É linux será o futuro,domina. Muito bom saber disso.

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.